Quando as crianças amadurecidas saem de casa, a vida dos pais muda acentuadamente: a vida é reconstruída, os assuntos familiares se tornam sem sentido. Muitos são cobertos por saudade e uma sensação de perda, os medos são agravados, pensamentos obsessivos são perseguidos. Especialmente difícil para pais solteiros. O psicoterapeuta Zan Villines explica por que essa condição surge e diz como superá -la.

Pais responsáveis ​​que estão ativamente envolvidos na vida de uma criança, não é fácil conciliar com o silêncio em uma casa vazia. Padres e mães solitários são ainda mais difíceis. No entanto, a síndrome de um ninho vazio nem sempre é uma experiência negativa. Estudos confirmam que, após a separação das crianças, os pais geralmente experimentam uma elevação mental, um senso de novidade e liberdade sem precedentes.

O que é uma “síndrome do ninho vazio”

Com o nascimento das crianças, muitas pessoas literalmente crescem juntamente com o papel dos pais e deixam de separá -lo de seu próprio “eu”. 18 anos, e às vezes mais, eles são absorvidos pelas tarefas dos pais da manhã à noite. Não é de surpreender que, com a partida de seus filhos, eles sejam cobertos por um sentimento de vazio, solidão e confusão.

O período é realmente difícil e fica entediado para crianças naturalmente. Mas também acontece que essa síndrome desperta culpa, sua própria insignificância e abandono, que podem se transformar em depressão. Se não há ninguém com quem dividir os sentimentos, o estresse emocional se torna esmagador.

Acredita -se que a síndrome clássica de um ninho vazio afeta pais não trabalhadores, geralmente mães. Se você tiver que sentar em casa com uma criança, o círculo de interesses é bastante estreito. Mas quando a criança para de precisar de tutela, a liberdade pessoal começa a sobrecarregar.

Ao mesmo tempo, de acordo com o estudo da psicóloga Karen Fingerman, esse fenômeno está gradualmente chegando a nada. Muitas mães trabalham. A comunicação com crianças que estudam em outra cidade se torna muito mais fácil e mais acessível. Consequentemente, menos pais e, em particular, mães experimentam esta síndrome. Se a criança cresce sem pai, a mãe

tadalafil 20mg preço portugal

ainda mais procura ganhar dinheiro.

Além disso, os pais solteiros encontram outras esferas para a auto -realização; portanto, a probabilidade de uma síndrome de ninho vazia é reduzida. Mas seja como for, se não houver uma pessoa próxima por perto, o silêncio em uma casa vazia pode parecer insuportável.

Fatores de risco para pais solteiros

Até o momento, não há evidências de que os “solitários” sofram com essa síndrome com mais frequência casais. No entanto, sabe -se que isso não é uma doença, mas um certo conjunto de sintomas característicos. Psicólogos determinaram os principais motivos que causam esse estado.

Se os cônjuges moram juntos, um deles pode se dar ao luxo de descansar por algumas horas ou dormir mais, enquanto o outro está envolvido em uma criança. Pais solteiros confiam apenas em si mesmos. Isso significa menos descanso, menos sono, menos tempo para outras aulas. Alguns deles recusam carreira, hobbies, relacionamentos românticos e novos conhecidos para prestar mais atenção às crianças.

Quando as crianças saem, pais solitários têm mais tempo. Parece que finalmente você pode fazer tudo o que deseja, mas não há força nem desejo. Muitos começam a se arrepender das chances perdidas que tiveram que sacrificar para as crianças. Por exemplo, eles sofrem com o romance fracassado ou são lamentados de que é tarde demais para mudar o trabalho ou se levar a um novo hobby.

Categories